quinta-feira, 1 de março de 2012


Turma 12ºPA



A melhor turma que durante estes 3 anos conheci,  para além das outras esta foi especial, foi aquela turma um pouco unida, mas agora pelo fim ainda mais unida.
São vocês que deram de cima quando mais precisávamos e sabíamos que estava-mos errados e o que vocês queriam era só chamar- nos a razão. Agradeço por isso, porque fez com que crescesse um pouco o mau feitio que ainda hoje posso ter mas todos nos temos,,, somos diferentes…

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


Visita de Estudo 
Cidade Romana Tongobriga

Na antiguidade tardia, Tongobriga foi certamente afetada pelas perturbações que, então, se fizeram sentir no Império. A vida cívica, comercial e cultural de que esta cidade era o lugar central, foi diminuindo. Como em muitos outros locais do Império dão-se transformações, não só na paisagem urbana, mas principalmente no papel e nas funções da urbe, tanto mais que o centro da povoação terá deixado de ser o fórum, transferindo-se para o seio da zona habitacional, provavelmente para junto de uma igreja então ali construída. Tongobriga foi sede de paróquia sueva.
Desde então, a documentação é escassa e nela não se encontra o topónimo Tongobriga. Em época medieval já o topónimo " freixo " aparece em alguma documentação. Deste período só se conhecem as sepulturas cavadas nos afloramentos graníticos que envolvem a atual igreja, sob a qual está a basílica paleocristã.
Ao longo dos séculos, espólios e pedras dos edifícios de Tongobriga seguiram outros destinos e outros aproveitamentos. As casas, o oratório cristão e os muros acolheram a pedra retirada das ruínas romanas. Mas ainda em 1786 se faziam aqui feiras periódicas, salientando-se a da Quaresma, na qual preponderavam os " judeus de Bragança ". Esta memória é ainda mantida pelos sinais das arruinadas lojas da Rua dos Judeus, no centro da aldeia.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012



Problemas no emprego:
  • Terciarização da economia em que os serviços e comércio predominam;
  • Deslocalizações encerram nos países europeus e instalam-se onde há não mão-de-obra e mais barato;
  • Falta de recompensa pela dedicação prestada;
  • Falta de empregos seguros já não há empregos para toda a vida;
  • Exige-se cada vez mais qualificações;
  • Nos empregos exigem cada vez mais formação tecnológica.


Formas de combater o desemprego:
  • Obter a melhor qualificação possível;
  • Ser empreendedor;
  • Usar o que melhor temos e aproveitar as nossas capacidades. 


A Aula de  Educação Sexual 

Filme “Juno “





O filme mostra situações de uma menina de 16 anos chamada Juno, que engravida de seu companheiro de turma Bleeker, e desiste de fazer um aborto. Com a ajuda do pai, da madrasta e da melhor amiga Leah, a jovem adolescente procura o casal "perfeito" para criar seu filho, e encara situações delicadas e incomuns para sua maturidade. Ao descobrir que está grávida, Juno e sua melhor amiga Leah conseguem um plano para encontrar os pais perfeitos para o futuro bebê. É então que elas encontram Mark e Vanessa Loring, um jovem casal que pretende adotar seu primeiro filho. Felizmente, Juno tem o apoio do pai e da madrasta, que depois do choque inicial de que sua filha já tem uma vida sexual com o nada viril Bleeker, decidem unir-se para ajudá-la. Mas conforme Juno se aproxima do fim da gravidez, a vida supostamente idí­lica de Mark e Vanessa começa a dar sinais de que não é exatamente o que parecia.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Teletrabalho

Teletrabalho: trabalho em casa. Ex: e-formador, programador, sondagens.




Vantagens
Desvantagens
Comodidade
Mal reconhecido
Horário flexível
Mistura com a vida familiar
Gestão pessoal de trabalho
Tem mais distrações
Menos stress
Vida social prejudicada
Menos recursos
Não se desenvolve profissionalmente

Dificuldade em cumprir horário de trabalho

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


Filme “Tempos Modernos”

  • O operário dedica-se à produção em serie
  • O trabalho está racionalmente (dividido por trabalho e função)
  • O objetivo é aumentar a produção e a mecanização 





O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria...

Fordismo

Henry Ford (1863 – 1947), por sua vez, desenvolveu o sistema de organização do trabalho industrial denominado fordismo. A principal característica do fordismo foi a introdução das linhas de montagem, na qual cada operário ficava em um determinado local realizando uma tarefa específica, enquanto o automóvel (produto fabricado) se deslocava pelo interior da fábrica em uma espécie de esteira. Com isso, as máquinas ditavam o ritmo do trabalho.
O funcionário da fábrica se especializava em apenas uma etapa do processo produtivo e repetia a mesma atividade durante toda a jornada de trabalho, facto que provocava uma alienação física e psicológica nos operários, que não tinham noção do processo produtivo do automóvel. Essa racionalização da produção proporcionou a popularização do automóvel de tal forma que os próprios operários puderam adquirir seus veículos.


Taylorismo

Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), engenheiro mecânico, desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo. De acordo com Taylor, o funcionário deveria apenas exercer sua função/tarefa em um menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final.
Sendo assim, o taylorismo aperfeiçoou o processo de divisão técnica do trabalho, sendo que o conhecimento do processo produtivo era de responsabilidade única do gerente, que também fiscalizava o tempo destinado a cada etapa da produção. Outra característica foi a padronização e a realização de atividades simples e repetitivas. Taylor apresentava grande rejeição aos sindicatos, fato que desencadeou diversos movimentos grevistas.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Trabalho
Significado do Trabalho:
O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento económico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.

O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento económico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.

Formas de trabalho:
  • Tempo parcial (menos de 15 horas semanal)
  • Trabalhadores liberais (recibos verdes)
  • Trabalhadores temporários
  • Trabalho ao domicílio
  • Trabalho familiar
  • Trabalho clandestino (ex.: trabalhadores de leste e trabalho infantil)  


Profissões:

Engenheiro de redes de comunicação
Para criar redes ou plataformas informáticas, para gerir as suas finanças, recursos humanos ou para lidar com clientes.
E-formador
Formação através da internet de todas as áreas.
Fisiologista de controlo de peso
Fornecem uma visão global do corpo para lidarem com o excesso de peso.
Chefe de cozinha
Os cozinheiros especializados são cada vez mais procurados.
Psicogerontologista
Com o aumento de esperança de vida e um maior poder de compra os serviços de lazer, acompanhamento e apoio tem cada vez mais procura. 
Engenheiro especializado em energias renováveis
Formado na área de energias renováveis
Produtor cultural
Organiza espetáculos que misturam diversas linguagens artísticas 




Evolução histórica do Trabalho



Homem-primitivo
Vivia da recolha do que necessitava para viver. Era recolector recolhia frutos, raízes, caçador, pescava…
1ª Sociedades neolíticas
O homem já se torna produtor os seus instrumentos torna-se produtor, faz cerâmica, tecelagem…forma aldeamentos.
1ª Sociedades
Temos a distinção entre homens livres e escravos o trabalho era considerado como ago penoso, duro e considerado inferior.
Feudalismo
Existe um suserano (senhor) e um vassalo (servo). O vassalo não tem direitos só deveres e vive na dependência do senhor.
Revolução Industrial
O operário substitui o artesão e aparecer a fábrica surge a mecanização.
Trabalha assalariado sujeito a condição miseráveis e pouco saudáveis.
2ª Revolução Industrial
Uso do petróleo e eletricidade o motor de explosão o fabrico em serie e as cadeias de produção do Taylorismo r Fordismo (Modelo T)
Consequências:
Desemprego
Greves, sindicatos
Problemas ambientais
Época moderna
Pessoas muito qualificadas com domínio das TIC (tecnologias de informação e comunicação); trabalho em rede; utilização partilhada de documentos em tempo real; redistribuição de chamadas telefónicas (videoconferência, internet)